domingo, 4 de dezembro de 2011

VIVER MAIS E COM QUALIDADE

O Brasil soma hoje mais de 20 milhões de idosos, que são pessoas com 60 anos ou mais. A grande crescente nas estatísticas mostra que o Brasil é um país que está "envelhecendo" e isso se deve a preocupação da população com a saúde e avanços tecnológicos.
Pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que a expectativa de vida em comparação com 2010 cresceu, o que era 73,2 anos,passou para 73,5 e ao longo de três décadas,o aumento foi de 10 anos e 11 meses,segundo o IBGE.
Em 1º de outubro de 2003 foi constituído a Lei Nº10.741, o Estatuto de Idoso,que garante os direitos e deveres do Estado,tendo no Art. 9o "É obrigação do Estado, garantir à pessoa idosa a proteção à vida e à saúde, mediante efetivação de políticas sociais públicas que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade".
Há algum tempo a situação de saúde na terceira idade vêem chamando atenção, tanto para os cuidados adotados, quanto para as novas tecnologias. É de conhecimento de todos os benefícios de uma vida sem exageros e claro, com a prática de atividades físicas, o Doutor Roberto Dischinger Mirando,Cardiologista e Geriatra, complementa o tema e diz que “é importante a atividade física, pois com ela ocorre o aumento da capacidade física, diminui o risco de quedas,ajuda na pressão arterial,” mas ela não deixou de chamar ressaltar e chama a atenção aos riscos, “é  necessário tomar muito cuidado porque na terceira idade os riscos de lesões ortopédicas são maiores, por isso antes de iniciar qualquer atividade é necessário procurar um médico, fazer uma avaliação física e a partir dos resultados é que se deve iniciar com as atividades.

A busca por hábitos saudáveis e o aumento da expectativa de vida, fez com que vários idosos, procurassem não apenas, os parques e as ruas para a prática das atividades, as academias estão contam com cada vez mais idosos e isso requer um atendimento e principalmente um acompanhamento mais próximo. Mayra contou que “muitos idosos chegam na academia, querendo fazer tudo, todos os tipos de exercícios, mas não é possível, é necessário começar com uma carga mais leve, para ir melhorando o condicionamento físico e depois começar com cargas mais pesadas.”
Um exemplo disso, Rafael Fonseca, 62 anos, que pratica alongamento e exercícios aeróbicos três vezes por semana e se posicionou sobre o assunto,"não tenho tantas dores pelo corpo,me sinto mais confiante.Na verdade eu acho que tenho mais disposição agora do que há 30 anos atrás",contou com um largo sorriso no rosto. 
Por: Thais Ramos


Nenhum comentário:

Postar um comentário